quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O CENÁRIO DO BRASIL E DO MUNDO ANTES E NO INÍCIO DA ERA VARGAS

QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. Quando a Primeira Guerra terminou, a Europa estava devastada e suas potências enfraquecidas, os Estados Unidos, já o país mais rico do mundo, passaram a suprir o continente de manufaturas e alimentos. Durante praticamente toda a década de 20, o aumento da produção gerou crescimento e prosperidade ao país que adotou o liberalismo econômico, nesse período o consumismo tornou-se um estilo de vida entre a população que investia cada vez mais na bolsa de valores. Com o tempo os países europeus começaram a se estabilizar e diminuíram as importações dos produtos norte-americanos, com diminuição do mercado consumidor começou a haver um acumulo dos produtos, porem a situação foi sustentada por algum tempo permitindo que as pessoas continuassem investindo na bolsa de valores. Tempos depois a situação começou a ficar insustentável e os investidores percebendo, tentaram vender rapidamente suas ações o que causou uma queda drástica em seu valor, o dia em o que o valor das ações ficou mais baixo foi chamado de “Quinta-feira Negra”. Varias pessoas faliram, muitas ficaram desempregadas e a pobreza predominou entre os norte-americanos. Com a crise os Estados Unidos passou a importar menos prejudicando os países que dele dependiam, um desses foi o Brasil.

CRISE DA REPÚBLICA VELHA

Vários grupos sociais estavam insatisfeitos com as bases da República oligárquica, podemos citar: burguesia industrial, operários, militares, classe média e latifundiários
Com a diminuição das importações norte-americanas o Brasil deixou de vender milhões de sacas de café, o que resultou na grande diminuição do preço da saca. Foi um desastre econômico que gerou falências e diminuição da atividade econômica que ficou sendo chamada de “a crise do café”. Como o café era o principal produto de exportação do país, sua crise afetou todas as áreas da economia e enfraqueceu o poder das oligarquias que sustentavam o governo. Isso se manifestou na hora de indicar o candidato da presidência à sucessão de Washington Luís, carioca que viveu em São Paulo, onde iniciou sua carreira política. As elites de Minas Gerais e São Paulo,que há anos praticavam a política do café-com-leite,não conseguiram se entender já que São Paulo, que deveria apoiar a candidatura de um mineiro,estava apoiando outro paulista,Júlio Prestes, o que causou o rompimento do acordo existente entre as dois estados.
Depois do rompimento com São Paulo, Minas Gerais se uniu com os estados do Rio Grande do Sul e Paraíba formando a Aliança Liberal que recebeu o apoio de diferentes grupos sociais e políticos. Alguns objetivos da Aliança Liberal eram:
•Instituição do voto secreto
•Criação de algumas leis trabalhistas
•Incentivo a produção industrial
Para fazer oposição aos paulistas a Aliança Liberal lançou Getúlio Vargas para candidato a presidência e João Pessoa a vice-presidência.

REVOLUÇÃO DE 1930

Nas eleições de 1930, a Aliança Liberal perdeu, vencendo o candidato republicano Júlio Prestes. Os líderes da Aliança Liberal já haviam decidido não pegar em armas, mas usando como pretexto o assassinato do aliancista João Pessoa e culpando o governo de Washington Luís pelo ato (porem na realidade ele foi assassinado por motivos pessoais e políticos), organizaram um golpe que teve início em 3 de Outubro de 1930 e contou com a participação de militares de vários estados, essa revolta ficou sendo chamada de Movimento ou Revolução de 1930. O objetivo dos Aliancistas era impedir a posse de Júlio Prestes e quase não houve resistência por parte do governo e em 24 de Outubro de 1930 Washington Luís foi deposto e o poder foi entregue a Getúlio Dorneles Vargas, assim começava a Era Vargas ou período getulista que duraria 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário